sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Entrevista com David Cavallo e um pouco mais

Jaime Balbino publicou uma entrevista com David Cavallo, representante da OLPC na América Latina. Vale a pena dar uma lida. Está em inglês, mas o autor se comprometeu a traduzir em breve.

A entrevista está legal e tudo mais, mas não vai fundo na questão da licitação do UCA, vencida pela Positivo. Ao invés disso, David critica a política de desenvolvimento do governo, tentando investir em fabricação/produção e não em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia, onde está a inteligência da coisa toda. No caso específico do projeto UCA, esses investimentos até existiram no ano de 2007, mas foram bastante modestos comparados às possibilidades. Além disso, o foco da pesquisa tecnológica foi em testes. Como um mero engenheiro, acho que havia mais a ser explorado nesse sentido.

Para dizer a verdade, nunca soube distinguir claramente as responsabilidades de Estado e as da iniciativa privada. Em pesquisa e desenvolvimento, a iniciativa privada é talvez até mais importante que o Estado. Pelo menos dentro das premissas do capitalismo neo-liberal, eu acho. Por outro lado, quando o assunto é Educação, a participação do Estado é fundamental. Aí vem a dúvida: pesquisa em tecnologia na Educação fica na mão de quem? Se eu encontrar uma resposta menos confusa, eu publico. Se você tiver uma, comente aqui, por favor.

Um comentário:

  1. Eu tenho dúvidas, como tu. Acho que a empresa privada sempre voa em relação ao Estado porque a empresa visualiza mercado antes de o Estado ver necessidade de ação. Isso em qualquer país.

    O que me espanta no processo é a OLPC, uma organização sem fins lucrativos, mas super bem administrada, ratear com essa licitação, que parece ser crucial.

    Bem, aguardemos, pois, as cenas dos próximos capítulos!

    Beijocas

    ResponderExcluir