sábado, 7 de abril de 2012

Acesso root no Android usando Ubuntu

Como já disse antes, tenho um LG GT540, um celular Android modesto. Como se sabe, a LG disponibiliza a versão 2.1 do Android (codinome Eclair) para este celular.

Uns dias atrás, resolvi que arriscaria atualizar para uma versão mais nova, a 2.3.7 (codinome Gingerbread). Antes de mais nada, tinha de fazer backup dos dados e principais aplicativos. Como tinham me recomendado usar o Titanium Backup para isso, eu precisava de acesso root no meu celular.

Instalar o acesso a root é bem simples, você vai precisar deste arquivo (contém o ADB e arquivos de instalação para o celular). É preciso habilitar USB debugging no celular para funcionar também. Descompacte os arquivos numa pasta e execute os comandos a seguir:

./adb push rageagainstthecage-arm5.bin /data/local/tmp/rageagainstthecage
./adb shell chmod 4755 /data/local/tmp/rageagainstthecage
./adb shell /data/local/tmp/rageagainstthecage
./adb wait-for-device
./adb shell mount -o remount,rw -t yaffs2 /dev/block/mtdblock4 /system
./adb push su /system/xbin/su
./adb push su /system/bin/su
./adb shell chmod 4755 /system/xbin/su
./adb shell chmod 4755 /system/bin/su
./adb shell rm /data/local/tmp/rageagainstthecage

Simples, né? Depois disso, recomendo instalar o aplicativo Superuser no celular para controlar quais aplicativos podem ou não ter privilégio de root.

Adaptado daqui.

Notas:
  1. Não desligue o celular antes de concluir o processo.
  2. Testado no Ubuntu 11.10.
  3. Este artigo parte da premissa de que o celular está rodando a versão Android 2.1 instalada de fábrica.
  4. Necessita do pacote ia32-libs instalado no Ubuntu.

2 comentários:

  1. Boa tarde Alexandre cara eu comprei um YPY S350 PLUS da positivo Versão 2.3.5 Kermel 2.6.38.6-perf Hardware v1.2p Compilação Q106_POSITIVO_B1_V0.7.7_S1003, so que ele só fica desligando e para ligar tenho que retirar a bateria e gostaria de firmware para fazer o root, gostaria da sua ajuda eu uso ubuntu no meu pc apouco tempo estou aprendendo a mecher nele.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, mas eu não possuo este aparelho. Até onde sei, a Positivo importa o software de fornecedores chineses... talvez este link tenha o que você procura: http://www.androidpit.com.br/forum/569377/root-para-positivo-ypy-s350-e-s400.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir