domingo, 15 de abril de 2012

Instalando Android 2.3.7 no LG GT540 usando Ubuntu

Como disse antes, eu estava tentando atualizar meu celular. Depois de algum tempo pesquisando, encontrei uma maneira de instalar uma ROM personalizada usando (quase exclusivamente) Ubuntu. No meu caso, instalei o Android 2.3.7 (Gingerbread), a partir de uma ROM conhecida como SwiftDroid 2.0, que é baseada no CyanogenMod 7.

Meu celular veio com Android 2.1, sem fastboot [1], por isso o processo foi feito em duas etapas: instalação de uma ROM com fastboot e a instalação do SwiftDroid. A primeira parte, não consegui fazer diretamente do Ubuntu, a segunda pode ser feita em Ubuntu sem problema algum. Se você já conseguir ativar o modo fastboot diretamente, pode seguir diretamente para a instalação da ROM Gingerbread.

Instalando uma ROM com fastboot: fiz esta etapa usando Windows. Li relatos de pessoas que teriam feito esta etapa usando Windows no Virtualbox, mas comigo não deu certo; por isso usei o Windows 7 para esta primeira parte. Eis os passos:

  1. Baixar e instalar drivers do celular, e o software de instalação de ROMs da LG o KDZ Updater. O pacote do KDZ contém o arquivo msxml.msi, necessário para rodar o KDZ Updater. Os drivers não são necessários se você já tiver instalado no LG PX Suite.
  2. Baixar a ROM com fastboot, versão Android 2.1.
  3. Rodar KDZ Updater, usando os parâmetros: type = 3GQCT, mode = DIAG, ROM = Android_2.1_Fastboot.kdz (arquivo que acabamos de baixar).

Agora é só clicar em "Launch software update" e esperar (não desligue o telefone).

Instalando ROM Android 2.3.7 (Gingerbread): uma vez que você tenha uma ROM com fastboot no telefone, é possível usar o Ubuntu para instalar uma nova versão de Android a qualquer momento, basta ter os arquivos certos. Os arquivos são: imagens do SwiftDroid 2.0 e os executáveis do ADB e fastboot. Conecte o telefone com Debug USB ativado e digite o seguinte na linha de comando (descompacte os arquivos na mesma pasta):

./adb reboot bootloader

E espere o telefone reiniciar em modo fastboot. Se tudo estiver certo, o telefone apresentará o logo da LG e, depois, uma tela preta, apenas com o backlight ligado. Na sequência:

sudo -s
./fastboot -w #apaga dados de usuário! faça ***BACKUP***
./fastboot flash boot boot.img
./fastboot flash system system.img
./fastboot flash recovery recovery.img
./fastboot reboot

O fastboot vai instalar os arquivos na partição de boot, depois na de sistema e, finalmente, na de recuperação. O processo todo demora em torno de 8 minutos. Vale lembrar que é bom fazer backup, já que configurações e aplicativos serão apagados.

Nota: fiz este procedimento usando Ubuntu 11.10. Além disso, eu já tinha o SDK Android instalado, pode ser necessário para você também.

-----

[1] - o fastboot funciona como um bootloader, ao iniciar o celular em modo fastboot, é possível descarregar uma nova versão do sistema operacional. Tal qual outros sistemas baseados em GNU/Linux, Android tem partições de boot e sistema, e o fastboot permite descarregar uma imagem nestas partições.

Atualização: corrigi os links como a Inês Adornes relatou nos comentários.

Referências:
http://ericcarneiro.wordpress.com/2012/01/09/overclock-no-lg-gt540/
http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=927379
http://android.stackexchange.com/questions/17499/install-custom-rom-from-linux-on-a-lg-gt540/21263#21263

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo excelente trabalho e pela partilha de informação. Quero só perguntar se posso usar o SwiftDroid 2.0 para fazer o upgrade via windows 7 ou se é uma versão exclusiva para ubutu.
    Obrigado.
    Pedro

    ResponderExcluir
  3. @Pedro esta versão pode ser usada no Windows 7 também. Entretanto, os executáveis (ADB e fastboot) que coloquei não funcionam apenas no Ubuntu.

    Recomendo você seguir este tutorial se quiser usar Windows.

    Abraço, Alexandre.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado amigo Alexandre, vou ler o tutorial.
    Já agora, você é de onde?
    Abraço
    Pedro

    ResponderExcluir
  5. Por nada, Pedro, precisando, estamos aí.

    E sou de São Paulo :)

    ResponderExcluir
  6. Alexandre, obrigado por tudo, o GT540 já funciona com o 2.3.7....já andei a ver o 4.0 que já funciona em alguns Swift mas com alguns bugs,
    O link do Eric ajudou bastante, agora vou procurar fazer um overclocking.
    Eu sou de Lisboa, mas sou casado com uma Baiana e no final de junho vou para Salvador.
    Abraço
    Pedro

    ResponderExcluir
  7. Pedro, você pode fazer overclock nas configurações do Swiftdroid (já que ele é derivado do CyanogenMod). Acesse Configurações -> Conf. CyanogenMod -> Performance -> Configurações de CPU. Lá você vai conseguir ajustar as frequências máxima e mínima de operação do celular.

    Pode ser que na tradução do Português de Portugal seja um pouco diferente, mas garanto que vai funcionar: você pode chegar até 900 MHz :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. meu computador não reconhece o celular e fica uma mensagem o android parou inesperadamente e agora?

    ResponderExcluir
  9. Olá.

    É difícil dizer exatamente o que houve, seria bom se você pudesse indicar em qual passo você parou. Sem isso, não tenho como te ajudar. Mesmo assim, fica a pergunta: você apagou os dados, como indicado no tutorial? Essa parte é indispensável.

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Olá, Alexandre. Tenho um LG GT540f, já faz um ano que estou sem o Market, havia baixado vários aplicativos e apareceu uma tela dizendo pra deletar algo pois estava sem espaço livre, eu deletei uma atualização de "google mais alguma coisa", depois disso meu celular ficou travando e dando erro em tudo, fiz um Hard Reset e voltou ao normal. Mas quando iniciei logo apareceu uma tela em inglês " System UIDs Inconsistent - UIDs on the system are inconsistent, you need to wipe your data partition or your device will be unstable." E depois outra " Sentimos muito! O aplicativo Market (processocom.android.vending) parou inesperadamente. Tente novamente." Desde então nao consigo mais abrir o market e consequentemente instalar aplicativos. Levei na assistência técnica e eles cobraram o valor do aparelho pra trocar uma placa. Absurdo. Será que esse processo pra instalar o android resolveria? Acredito que sim, pois o que eu deletei foi alguma atualização do market, só ele que não funciona, as outras continuam perfeitas. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  11. Olá, Nathalia.

    Você está usando a instalação padrão do telefone? Ou isso aconteceu durante o processo que descrevi no post?

    Eu já vi uma mensagem de erro parecida quando se tentar fazer instalação de uma versão nova do Android. Para te ajudar, preciso de mais informações. Coloque nos comentários e vou tentar te ajudar.

    Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
  12. Oii Alexandre! Então, eu não fiz nada de diferente no celular. O que ocorreu foi que eu estava empolgada com o sistema Android e diante de tantos aplicativosfui instalando milhões de jogos e quando tentei instalar mais a memória ja estava cheia e o sistema pediu pra deletar alguns aplicativos para comportar o que eu estava querendo baixar. Ocorre que apareceu uma tela com varios itens e eu fui deletando aleatoriamente, mas me lembro de ter deletado um arquivo com o nome de atualização google. Achei que fosse irrelevante, desde entao o celular começou a travar, a tela ficava piscando sem que eu mexesse em algo. Fiz o hard reset e o erro cessou, mas essa msg que lhe disse começou a aparecer e o market nao funciona, quando clico para abrir diz que ele parou inesperadamente e ele nao abre, a tela fica preta e volta ao menu inicial. Na assistência disseram wue eu teria que trocar a placa, o valor era de uns 300/400 reais, por isso não consertei, é mais favil comprar um celular nova ne? Mas o que eu fiz foi algo tão besta que imagino se puder instalar o Android novamente o market voltaria a funcionar. Ja tentei instalar só o market, maso aparelho nao reconhece. Se tiver uma solução, se lá. Rs vou aguardar sua resposta. Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Agora entendi, Nathalia. Pelo que eu lembro, a atualização do Market é indispensável, e você não vai poder desinstalar esta atualização.

    Infelizmente, o GT540 tem pouco espaço para armazenamento de aplicativos, e não há muito a fazer no Android 2.1 para este problema.

    Acho que você pode tentar fazer hard reset outra vez, mas não mexa no Market!

    Boa sorte :-)

    ResponderExcluir
  14. Olá Alexandre
    Eu queria instalar esta versao no meu lg gt540, mas ele ainda tem a versao 1.6. Será que o procedimento é igual? Help... Percebo pouco de informatica

    ResponderExcluir
  15. Maria Tavares, eu não tenho como testar mas acredito que o procedimento continua igual. Isso porque a etapa inicial é usar o KDZ Updater para instalar a versão 2.1.

    ResponderExcluir
  16. Cara, qual a senha pra baixar os arquivos do 4Shared?

    ResponderExcluir
  17. Inês, obrigado por indicar o problema! Veja novamente os links atualizados!

    Abraço :-)

    ResponderExcluir