Meu celular veio com Android 2.1, sem fastboot [1], por isso o processo foi feito em duas etapas: instalação de uma ROM com fastboot e a instalação do SwiftDroid. A primeira parte, não consegui fazer diretamente do Ubuntu, a segunda pode ser feita em Ubuntu sem problema algum. Se você já conseguir ativar o modo fastboot diretamente, pode seguir diretamente para a instalação da ROM Gingerbread.
Instalando uma ROM com fastboot: fiz esta etapa usando Windows. Li relatos de pessoas que teriam feito esta etapa usando Windows no Virtualbox, mas comigo não deu certo; por isso usei o Windows 7 para esta primeira parte. Eis os passos:
- Baixar e instalar drivers do celular, e o software de instalação de ROMs da LG o KDZ Updater. O pacote do KDZ contém o arquivo
msxml.msi
, necessário para rodar o KDZ Updater. Os drivers não são necessários se você já tiver instalado no LG PX Suite.
- Baixar a ROM com fastboot, versão Android 2.1.
- Rodar KDZ Updater, usando os parâmetros:
type = 3GQCT
,mode = DIAG
,ROM = Android_2.1_Fastboot.kdz
(arquivo que acabamos de baixar).
Agora é só clicar em "Launch software update" e esperar (não desligue o telefone).
Instalando ROM Android 2.3.7 (Gingerbread): uma vez que você tenha uma ROM com fastboot no telefone, é possível usar o Ubuntu para instalar uma nova versão de Android a qualquer momento, basta ter os arquivos certos. Os arquivos são: imagens do SwiftDroid 2.0 e os executáveis do ADB e fastboot. Conecte o telefone com Debug USB ativado e digite o seguinte na linha de comando (descompacte os arquivos na mesma pasta):
./adb reboot bootloader
E espere o telefone reiniciar em modo fastboot. Se tudo estiver certo, o telefone apresentará o logo da LG e, depois, uma tela preta, apenas com o backlight ligado. Na sequência:
sudo -s ./fastboot -w #apaga dados de usuário! faça ***BACKUP*** ./fastboot flash boot boot.img ./fastboot flash system system.img ./fastboot flash recovery recovery.img ./fastboot reboot
O fastboot vai instalar os arquivos na partição de boot, depois na de sistema e, finalmente, na de recuperação. O processo todo demora em torno de 8 minutos. Vale lembrar que é bom fazer backup, já que configurações e aplicativos serão apagados.
Nota: fiz este procedimento usando Ubuntu 11.10. Além disso, eu já tinha o SDK Android instalado, pode ser necessário para você também.
-----
[1] - o fastboot funciona como um bootloader, ao iniciar o celular em modo fastboot, é possível descarregar uma nova versão do sistema operacional. Tal qual outros sistemas baseados em GNU/Linux, Android tem partições de boot e sistema, e o fastboot permite descarregar uma imagem nestas partições.
Atualização: corrigi os links como a Inês Adornes relatou nos comentários.
Referências:
http://ericcarneiro.wordpress.com/2012/01/09/overclock-no-lg-gt540/
http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=927379
http://android.stackexchange.com/questions/17499/install-custom-rom-from-linux-on-a-lg-gt540/21263#21263