sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Teclado para Android

Ao comprar meu celular Android, me preocupei em como digitaria com ele, já que ele não tem teclado QWERTY. Por isso, busquei alguns aplicativos de teclado.

Achei o básico do sistema com poucos recursos; ele até vem com predição de texto, mas nada que tenha me impressionado. Pode ser só um palpite, mas a predição não parece ter relação com as palavras mais usadas.

Isso, na verdade, não é exatamente ruim: só não é tão bom quanto poderia. Para explicar, vou falar de dois aplicativos que testei, um baseado em predição por contexto e outro baseado em gestos. Um deles é o SlideIT e o outro é SwiftKey. O SwiftKey funciona por predição de contexto, enquanto o SlideIT é acionado deslizando o dedo pelas teclas, como o Swype.

O legal do SwiftKey é que ele sugere palavras baseado nas palavras digitadas anteriormente. Isso deve ser feito algum tipo de raking de qual é a próxima palavra mais provável. Além disso, me pareceu que há algum tipo de aprendizagem conforme você vai usando o aplicativo.

Já o SlideIT agiliza bastante por permitir digitação somente deslizando os dedos sobre o teclado. Pode não parecer, mas agiliza muito a digitação,você só só precisa lembrar da disposição das letras.

Ambos são aplicativos pagos no Android Market, mas recomendo testar as versões de avaliação. Sobre o Swype, não posso dizer, não consegui testar no meu telefone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário