sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Escrevendo mais e melhor

Se você olhar o arquivo do blogue em 2010, vai notar que escrevi bem pouco por aqui. E no primeiro semestre deste ano, também. Justifico: estive escrevendo meu texto de Mestrado.

Uma coisa que considero difícil é escrever. Minha nossa! Mas foi um dos motivos para eu começar este blogue: tentar escrever melhor. Aqui, tento expor minhas ideias e compartilhar experiências, e, se o texto tiver um qualidade mínima,as pessoas vão pelo menos entender o que eu quis dizer.

Não me considero um "bom escritor" (no sentido de conseguir transmitir ideias), mas tenho certeza se que a prática da escrita me ajuda a melhorar. Esta impressão eu já tinha ao escrever por aqui, e reforcei ao escrever meu texto de Mestrado.

Durante um longo período no Mestrado, eu tinha a impressão de que nunca acabaria. Não conseguia estruturar o texto, não tinha texto para completar capítulo, quando tinha alguma ideia legal, não conseguia colocar no papel direito, as poucas ideias que tinha também não faziam muito sentido. Adicione agora a dificuldade intrínseca do tema e o rigor científico para calcular qual era progressão em páginas por dia. É como escrever dez palavras para depois apagar nove e escrever de novo.

Como contornei isso? Escrevendo, apenas. 100% do tempo e sem distração. Resolvi tirar férias só para escrever, no começo do ano (na verdade, não tinha muita opção). Fui escrevendo menos preocupado com frases bonitas e sim com chegar ao final do texto, explorando o tópico. Nem preciso dizer que ficou um monte de frases confusas para revisar, mas pelo menos terminei. Inúmeras revisões depois eu tinha um texto completo e que finalmente fazia sentido.

Curiosamente, minha experiência tem tudo a ver com textos que li esta semana, no Liberal, Libertário, Libertino (este e este outro) e no Coding Horror. Os textos estão em contextos separados, mas são excelentes, recomendo. Escrever é um exercício, e tenho dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário