sábado, 3 de maio de 2008

Núcleo Linux

Lendo um artigo no blog do Jonh Wendell, fui levado a ler sobre as estatísticas do desenvolvimento do Linux (em inglês), o núcleo dos sistemas operacionais GNU/Linux, como Ubuntu, Arch Linux, Fedora e outros.

Para quem não sabe, o núcleo é a parte do sistema operacional que gerencia, entre outros, a memória e o hardware. Para dar um exemplo, quando você aperta uma tecla do seu teclado, o núcleo é chamado para "interpretar" a tecla. Esse exemplo foi simples, mas o núcleo é uma das partes mais escabrosas de um sistema operacional.

Voltando: os números mais assustadores (para mim) ficam por conta do número de linhas adicionadas, apagadas e modificadas por dia: 3621, 1550 e 1425, respectivamente. Essa é a média dos últimos 2 anos e meio. Insano! E o detalhe: o código (incluindo documentação e scripts para compilação, mas esses são um percentual pequeno do total) está chegando à casa das 9 milhões de linhas! A última versão estável (2.6.24) tem simplesmente 1057 desenvolvedores e 186 empresas bancando o desenvolvimento. Daí a pujança do desenvolvimento.

O motivo de tantas empresas patrocinarem o desenvolvimento de software livre?
None of these companies are supporting Linux development as an act of charity; in each case, these companies find that improving the kernel helps them to be more competitive in their markets.
Minha tradução:
Nenhuma dessas empresas apóiam o desenvolvimento do Linux como um ato de caridade; em cada caso, essas empresas acreditam que a melhoria do núcleo [também chamado de kernel] as ajuda a ser mais competitiva em seus mercados.
Depois ainda dizem que software comercial é software proprietário. Recomendo a leitura na íntegra. Se você não estiver interessado em estatísticas de código, recomendo a leitura da conclusão, pelo menos.

Um comentário: