terça-feira, 20 de maio de 2008

Mudanças de trânsito em Sampa: para melhor?

Há algum tempo atrás, a Prefeitura anunciou a probição de circulação de caminhões entre 5h e 21h (de segunda à sexta; aos sábados, das 10h às 14h), em certas regiões. Claro, muitos comerciantes não estão nem um pouco satisfeitos com a decisão, mas a alegação é que a medida era necessária. Hoje de manhã, na rádio Bandeirante, ouvi alguém da Secretaria de Transportes falando sobre o assunto. Ele falou algo sobre não ser justo restringir ainda mais a circulação de carros, pois o rodízio já está aí todos os dias. Além disso, estudam-se as exceções e como será a fiscalização, já que a restrição deverá começar no dia 30 de junho.

Agora a pergunta: vai resolver o problema do trânsito? Claro que não; minha hipótese é de melhoria no curto prazo. Nas vias muito críticas, talvez nem isso (as Marginais estão de fora da restrição, por exemplo). Imagino que a dinâmica será parecida com a do atual rodízio, na qual o trânsito melhorou no início, mas voltou a piorar com o crescimento da frota. A diferença aqui é a motivação inicial: o rodízio estaria aí para melhorar a qualidade do ar (incrível, não?). Ouvi uma frase ironizando a proposta: "vai ser carro pequeno ocupando lugar de carro grande".

O mais curioso é ler que São Paulo vai "parar" em cinco anos. Vira e mexe, eu vejo especialistas falando sobre priorizar o transporte público, sobre quantos carros são necessários para levar as pessoas em um ônibus e coisas do tipo, mas a luz no fim desse túnel ainda está longe.

2 comentários:

  1. Eu acho que não vai mudar nada mesmo, porque muitos já compraram outro carro para escapar do rodízio, aumentando mais ainda a frota. Agora só vão trocar para ficar com um carro com placa de final par e outro de final impar e resolvido!!!
    O trânsito vai continuar na mesma!

    ResponderExcluir
  2. Tenho dois comentários:

    A) Se aqui o trânsito já está insuportável, imagine aí! O fato é que para problemas de infra é preciso criar soluções antes, bem antes, de os problemas chegarem. Prever problema é um dom do administrador público, que trabalha por 4 anos e só por 4 anos, no Brasil.

    B) Nada como pressionar para um texto sair, hein?

    ResponderExcluir