quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Aprendendo inglês (e outros idiomas) sem curso

Muita gente me pergunta como eu aprendi a falar inglês. Provavelmente, é pelo fato de eu conseguir me comunicar com facilidade (sem falsa modéstia, tá?). Na verdade, eu sempre fico meio sem saber como responder, já que não frequentei curso de inglês.

Estes dias estive pensando em como responder esta pergunta, e me ocorreu que eu aprendi a falar inglês pela necessidade de comunicar. Explico: por motivos diversos, acabei tendo contato relativamente frequente com estrangeiros, e era necessário falar inglês. Nas primeiras vezes, a coisa não fluiu muito bem, evidentemente. Mas certamente me deu um bom motivo para estudar outro idioma e também oportunidades para praticar.

Se eu fosse formular uma receita, acho que seria mais ou menos assim:

  1. Comece a estudar seu idioma de interesse o quanto antes. Se não puder pagar um curso de idiomas, aproveite ao máximo o idioma oferecido em sua escola.
  2. Busque contato legítimo com o novo idioma. Isso pode ser feito de vários jeitos: lendo livros e notícias, ouvindo músicas, vendo filmes e coisas do gênero. Outra coisa simples mas que pode ajudar é usar seus aplicativos favoritos nesta língua.
  3. Comunique-se. Creio que esta é a parte que mais faz diferença. Por isso, se você tiver condições, receba estrangeiros. Leve-os para passear. Mostre as coisas legais da sua cidade. Ajude-os a escolher lembranças. Ensine expressões em português. Divirta-se.

    Como receber estrangeiros? Comigo aconteceu/acontece meio que por acaso, mas você pode oferecer sua casa como pousada em serviços online, como o couch surfing.

Uma pequena ressalva na receita apresentada: vai ser preciso repetir os passos algumas vezes. E vai ser preciso se esforçar e saber se relacionar ao receber pessoas. Especialmente se a casa não for sua.

E não esqueça de não parar de estudar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário