sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Uma memória de Porto Alegre

Há algum tempo atrás minha chefe esteve em Porto Alegre. Ela é uma verdadeira conhecedora do mundo, morou em vários lugares, mas isso não vem ao caso. Achei bastante interessante um comentário que ela fez: numa reunião com o pessoal da UFRGS, ela se sentiu na Europa. As pessoas realmente pareciam com europeus, não com os brasileiros que ela está acostumada a ver aqui em Sampa. Nesse ponto, eu concordo com ela. Quando estive em Porto Alegre, me senti meio "deslocado" ao andar pela rua. As pessoas não se parecem comigo, afinal de contas. A sensação é mais ou menos parecida com a de andar nas proximidades dos Jardins ou na USP.

Bem, isso não me fez gostar nem mais nem menos de Porto Alegre; isso é só uma decorrência da História. Aliás, espero pintar por lá de novo em abril :)

Um comentário:

  1. Mas é tudo um fingimento organizado: os portoalegrenses também agem como se fossem europeus, mesmo não tendo ido mais longe do que Gramado. Em Gramado e em Florianópolis, os portoalegrenses se sentem mais europeus ainda. Daí, vão para a Europa dizer, pela primeira vez na vida, que são brasileiros. É difícil definir o que é brasileiro. Mas nós, aqui de Porto Alegre, sim, somos brasileiros: querendo ou não...

    Bem, vale relembrar: eu espero ansiosa tua augusta visita em abril!

    ResponderExcluir