sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Profa. Roseli no Programa do Jô

Consegui o link para o vídeo da entrevista, você pode assistir aqui.

Ultimamente, tenho achado o programa do Jô meio "circense", mas a entrevista da Roseli ficou bem bacana. O Jô acabou falando umas pequenas bobagens, como "essas coisas já são feitas para macaco operar" e "Linux é muito difícil". Explico.

Na primeira frase, ele falava da evolução dos computadores rumo à facilidade de uso, quer dizer, ninguém precisa ser especialista para operar um computador. Para mim, o problema foi como ele colocou a frase, já que ficou a impressão de que não é preciso/possível pensar diante de um computador. A proposta do XO vai justamente na contramão disso: é uma ferramenta para "ampliar o repertório", como bem colocou a Roseli.

Na segunda frase, minha crítica é justamente com relação ao "vício" em plataformas Windows. Às vezes as pessoas não entendem que estão tão acostumados a uma maneira de fazer as coisas que ao saírem ligeiramente, já se perdem (digo isso porque o Linux nem chega a mudar o paradigma de interface Desktop). Mas tudo bem, essa questão é mais complexa.

No mais, assista e comente.

### ATUALIZAÇÃO ###

Um comentário muitíssimo interessante que eu esqueci de fazer foi justamente sobre a tecnofagia. Esse neologismo serve para designar a apropriação da tecnologia e a imersão tecnológica no cotidiano humano. Tudo a ver com Meios Eletrônicos Interativos, justamente a área de concentração de nosso grupo de pesquisa ;)

Ainda vou comentar mais sobre tecnofagia, aguardem.

2 comentários:

  1. Oie!

    Adorei a entrevista. Ela abordou mais a dimensão da viabilidade e importância global do projeto (menos a questão pedagógica), mas achei muito legal. Aliás, acho que ficou muito claro que dar um laptop para cada aluno não é um lobby qualquer.

    Teu sorriso ficou bem na tela, mas tu tá muito magro! Se dizem que a televisão engorda uns 5-6 quilos, imagino que estás super magrinho. Vá comer feijão no RU, rapaz! Hahahaha

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nina!

    Realmente, a entrevista teve mais foco nas origens do projeto e no andamento no Brasil. Ela falou praticamente nada sobre Pedagogia, o rumo acabou sendo outro. Ela deu só uma pequena pincelada na tecnofagia e ficou nisso. De qualquer forma, o projeto deve ganhar mais projeção nos meios de comunicação e vai ser possível falar mais sobre o assunto, espero.

    Obrigado pela parte que me toca, mas acho que estou do mesmo jeito que estava em abril. Por sinal, adoro feijão e almoço no bandeco todos os dias! hehehehehe

    ResponderExcluir