domingo, 25 de novembro de 2007

Escolaridade

Ontem, assistindo a uma reportagem na Record News, fiquei espantado. Um pesquisador da Universidade Federal Fluminense lançou um livro sobre "o que pensa o brasileiro" ou algo parecido. Enfim, o que me chamou a atenção foi uma estatística. Numa pergunta feita a mais de 2500 pessoas, percentuais simplesmente espantosos. Como não tenho as referências exatas, vou fazer uso da "licença poética" caso eu erre :)

Vamos là:

"Um funcionário público, que ajudou uma empresa a vencer uma licitação, recebe dinheiro dessa empresa. Para você, isso é:
a) favor;
b) jeitinho;
c) corrupção."


Evidentemente, não lembro os percentuais exatos, mas foi algo como:
- entre entrevistados sem ensino fundamental completo, a maioria das respostas foi "favor" (algo em torno de 60%, eu acho);
- entre entrevistados com ensino superior completo, a maioria das respostas foi "corrupção" (superior a 70%).

De repente, a escolaridade pode ser o caminho mais curto rumo ao espírito crítico, mas com ressalvas.

Obs.: inspirado pela postagem de minha amiga gaúcha Nina, "Mais do mesmo".

Um comentário:

  1. Oie!

    Não sei se a escolaridade pode desenvolver espírito crítico, ou se é o bom exemplo, ou se é a dignidade disseminada. Não sei, mesmo. Mas acho que a BOA escolaridade poderia ser um bom caminho!

    Que honra ser citada no teu blogue! Obrigada!

    Bjocas

    ResponderExcluir