terça-feira, 20 de novembro de 2007

Consciente e Negro

Não podia deixar passar em branco o dia da Consciência Negra, que há poucos anos é feriado.

Depois que passou a ser feriado, notei as pessoas se perguntarem o motivo. Interessante, não? Isso dá destaque à causa. Por isso, acho o dia é boa data para fazer uma reflexão sobre a condição de nós negros no país.

Ainda hoje, ouvi o MV Bill dizer algo muito interessante. A miscigenação é fascinante no Brasil. Digo isso no sentido positivo: nossa facilidade de mistura é legal mesmo. Entretanto, isso tudo acaba quando a questão passa para a ocupação de cargos de decisão. Desafio: diga em 20s o nome de (apenas) três políticos negros de destaque. Não conseguiu? Hum... As Nações Unidas definem democracia racial como a ocupação proporcional à população no recorte étnico-racial; nosso mito de democracia racial passa bem longe disso.

Para finalizar, fico com um trecho de Palmares 1999, do Natiruts:

"A cultura e o folclore são meus
Mas os livros foi você quem escreveu
Quem garante que palmares se entregou
Quem garante que Zumbi você matou
Perseguidos sem direitos nem escolas
Como podiam registrar as suas glórias
Nossa memória foi contada por vocês
E é julgada verdadeira como a própria lei
Por isso temos registrados em toda história
Uma mísera parte de nossas vitórias
É por isso que não temos sopa na colher
E sim anjinhos pra dizer que o lado mal é o candomblé"

2 comentários:

  1. A questão do orgulho negro é muito importante para um país que pretende se desenvolver socialmente, sendo o país que é: misturado.

    Apesar de uma porção de ações, há que se mexer na cultura, mesmo, para que o negro seja consciente e negro, de fato. Ou, quantas vezes as meninas negras querem ser loirinhas de olho azul?

    Adorei a letra do Natiruts!

    ResponderExcluir
  2. Ah, aqui temos um senado negro: Paulo Paim, do PT. Eu conheço gente muito racista, racista assumida, além de ser anti-PT, que diz que se o Paim se candidatasse a governador, não pensava duas vezes. Esses caras é que têm de mostrar o que é que o negro tem de bão!

    ResponderExcluir