quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Cotas et alli [2]

Acho bastante curioso como se questiona a validade do sistema de cotas para afrodescendentes em Universidades e em propagandas, principalmente.

Pelo que lembro, já temos cotas para mulheres na ocupação de cargos políticos e também para portadores de deficiência. Não se questiona a competência ou a falta dela para a exercer as atividades, o ponto é justamente o preconceito que impede a ocupação igualitária de cargos.

Afinal, mulheres são menos competentes por serem mulheres ou somos machistas e não damos as devidas oportunidades? Portadores de deficiência estão menos capacitados a terem uma vida plenamente ativa ou somos preconceituosos e damos menos oportunidades a eles? Afrodescendentes estão "por baixo" por merecerem ou somos uma sociedade racista e as oportunidades não são as mesmas?

Li um texto muito interessante que fala da importância da igualdade numa sociedade considerada mais justa: "Da relação direta entre ter de limpar seu banheiro você mesmo e poder abrir sem medo um Mac Book no ônibus". Recomendo a leitura para entender o motivo de todos serem tratados com respeito; sem demagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário