quarta-feira, 9 de junho de 2010

Fazendo o Empathy funcionar com o Facebook

Acabei de descobrir uma resposta para algo que estava me incomodando: o Empathy não conectava na rede do Facebook. Fiquei procurando a resposta por um bom tempo, até encontrar este [1] bug. Era exatamente o meu problema; tudo estava bem configurado no Empathy, mas havia um erro de autenticação.

Entretanto, um dos comentários dava a resposta para o problema: fazer login no Facebook. Eu costumava fazer login no Facebook usando o meu email e não o meu usuário do Facebook. Daí, quando tento autenticar via Empathy, dá erro. A solução é simplesmente fazer logout no Facebook e fazer o login usando seu usuário [2] no Facebook. Depois disso, tudo funciona como deveria.

Logo, o problema deve ser com a autenticação do Facebook e não com o Empathy em si.

Atualização: sobre onde fazer seu usuário do Facebook.

Vá para a configuração da sua conta (Account Settings) e lá você deverá ver algo como Usuário ou Username. É lá que você estabelece seu usuário do Facebook.

[1] - https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/empathy/+bug/542477
[2] - Ex.: se http://www.facebook.com/alexandre for a sua página, 'alexandre' é o seu usuário ;)

22 comentários:

  1. cara, vc é fera!! to há um tempao procurando isso!!!

    ResponderExcluir
  2. Faz 3 semanas que não consigo logar no face pelo empathy, eu usava ele normal pelo fedora, mas ai o fedroa pra versão 14 e desde então no logo mais. Agora to no openSuse e continua da mesma forma. Já tentei fazer feito você disse fazer logout do site, mas continua sem entrar.
    ALguém sabe outra possibilidade q poderia ta ocorrendo?

    ResponderExcluir
  3. Olá, Eduardo

    O problema que relatei aqui é da autenticação... se vc ainda usa o email para entrar no Facebook, não vai dar certo.

    Se este não for o seu caso, detalhe mais o seu problema, por favor.

    ResponderExcluir
  4. Cara, exatamente isso...

    é só fazer login na pagina do facebook usando o username no lugar do email.

    Depois manda conectar com o empathy que dá certinho...

    valeu mesmo..

    ResponderExcluir
  5. A dica por aqui funcionou, muito simples e eficaz, parabéns pela dica.

    ResponderExcluir
  6. Valeu Alexandre, simples e eficaz!! Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Que problema idiota esse, como você descobriu isso? Haha. Fiquei uns 2-3 dias procurando e acabei caindo aqui.

    Muito bom, parabéns.

    Até fiz uma menção no meu Tumblr:
    http://eudennis.tumblr.com/post/8180601248/problemas-com-erro-de-autenticacao-no-empathy-pidgin

    ResponderExcluir
  8. @DennisAltermann: não me lembro quais as palavras usadas na busca não... no final acabei encontrando este relato no Launchpad que mencionei no postagem. O problema me aborreceu por uns dias também.

    De qualquer forma, obrigado pela publicação no seu Tumblr!

    ResponderExcluir
  9. Valeu mesmo...alguém que realmente explicou a bagaça...

    ResponderExcluir
  10. Até que fim a solução!!! muito obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Vlw pela dica, resolveu o problema.

    ResponderExcluir
  12. Otimo! tb nao cnseguia pelo mesmo motivo!

    ResponderExcluir
  13. Ainda uso p e-mail para logar no facebook... como faço para utilizar somente o nick?

    No meu caso não consigo logar com a conta do facebook no Pidgin

    aguardo retorno

    ResponderExcluir
  14. @Anônimo: você precisa necessariamente usar o nick.

    Vá para a configuração da sua conta (Account Settings) e lá você deverá ver algo como Usuário ou Username. É lá que você estabelece seu usuário como comentei no post. Se precisar de ajuda, entre em contato novamente.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. muito bom.agora tenho facebook, gtalk e msn , tudo ON num só lugar.
    obrigado !!

    ResponderExcluir
  16. Obrigadooo! Dica simples e eficiente. Parabéns pela competência. Obrigado mais uma vez por compartilhar!

    ResponderExcluir
  17. Já fiz esse processo mas continua apresentando falha para autenticar, tem algum tempo para replicar isso? sabe dizer? mt estranho..

    ResponderExcluir
  18. @André Eventualmente, o chat do Facebook apresenta instabilidade, mas autentica sim. Você recebe alguma mensagem de erro?

    ResponderExcluir
  19. Boa Meu velho!
    tinha formatado meu ubuntu e nao lembrava como tinha feito

    ResponderExcluir
  20. worked like a charm... tks

    ResponderExcluir