quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ativando o Compiz no Ubuntu Karmic (placas Intel)

Desde a atualização que fiz para o Ubuntu Karmic Koala estava sem poder usar o Compiz. Bem, você pode até achar que o Compiz é só frescura de ambiente 3D no desktop, mas eu não acho. Para mim, usar o Compiz traz um ganho de usabilidade absurdo.

Depois de pesquisar em muitos fóruns (em particular esse ajudou bastante), desconfiei que o problema era a ativação do KLM com o novo driver de vídeo da Intel. Alterei 2 arquivos: xorg.conf e o menu.lst; o primeiro para forçar o uso do driver Intel (me ajudou a detectar o problema, na verdade) e o segundo para desabilitar o KLM.

Deixei a seção "Device" do xorg.conf assim:
Section "Device"
 Identifier "Configured Video Device"
 Driver  "intel"
 Screen  0
EndSection
No menu.lst do Grub, acrescentei o parâmetro "i915.modeset=0":
title       Ubuntu 9.10, kernel 2.6.31-15-generic (No KMS)
uuid        66342454-f778-42a6-a7fc-dc68f6faea10
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.31-15-generic (...) i915.modeset=0
initrd      /boot/initrd.img-2.6.31-15-generic
quiet

Só para constar, minha placa de vídeo é uma Intel 945GM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário