Há algum tempo atrás, Nathalia e eu fomos convidados pelo SINSESP (sindicato das secretárias e secretários de SP) para ministrar um mini curso sobre uso de aplicativos em sala de aula.
O sindicato oferece uma série de cursos de aperfeiçoamento profissional para professores interessados, e um dos temas solicitados foi justamente como tirar proveito de tecnologias da informação e comunicação em educação. O público foi relativamente diversificado em termos de fluência digital, e quando nos passaram esta informação, resolvemos estruturar o curso de maneira mais introdutória.
O curso aconteceu no dia 18/05 /2013, teve duração de aproximadamente 3 horas e meia, e três partes, basicamente. Na primeira, fizemos uma introdução nos conceitos de pedagogia de projetos e aprendizagem com mobilidade (mobile learning), além de um glossário de tecnologias da informação e comunicação.
Na segunda, mostramos alguns recursos digitais disponíveis para uso em sala de aula, como canais de vídeo, repositórios de conteúdo e redes sociais. Outro tópico abordado foi o de como fazer melhores buscas na Internet (um tópico que parece óbvio, mas não é tanto assim). Além disso, abordamos alguns jogos e aplicativos para celular com potencial de exploração em aprendizagem.
Por último, propusemos uma atividade prática. A atividade consistiu em modificar um plano de aula, a fim de incluir o uso de recursos tecnológicos. Foram formados grupos de trabalho, com disciplinas distintas.
O material usado no curso está disponível neste link. Aproveito também para agradecer o convite e também a participação do público durante a apresentação. Foi uma ótima experiência para mim.