domingo, 15 de junho de 2008

Seguindo na mesma linha...

Um comentário:
Ainda no jeito nerd de ser, recomendo a leitura dessa entrada no blogue do Nerdson. Para nerds :)

Matando o tempo

10 comentários:
Recebi uma reclamação ontem por não ter mais postado nada no blogue. A reclamação é justa, na verdade. Estive, entretanto, entretido com outra trapalhada (percebeu a aliteração? :P) : meu programa de tocar músicas no computador.

Uso quase exclusivamente Ubuntu, e vinha usando o Exaile como tocador de músicas, mas o projeto ainda não está no nível que eu gostaria. Resolvi parar no RhythmBox, que é o tocador nativo para ambientes GNOME. Experimentei alguns outros antes, como o Listen, GMusicBrowser e Amarok (que gostei mais, mas como precisa do KDE para rodar, não uso). Sempre havia um recurso que gostaria de usar mas não estava disponível. Um dia desses pensei: por que eu mesmo não adiciono as funcionalidades que desejo a um programa? E tenho feito isso mesmo!

Senti a falta de atualizar meu status do Pidgin automaticamente, usando as informações da música atual. O que fiz? Escrevi meu plugin para fazer o serviço, oras! Não é algo muito complexo, mas é um início. Escrevi em Python, e usei DBus, além das ligações do RhythmBox com Python, claro. Tive que caçar um bocado de detalhes a respeito do RhythmBox e do Pidgin, para entender como mandar informações de um lado para outro. No fim, não é algo realmente complicado, mas precisa entender o básico do DBus.

Para quem quiser se aventurar, vão alguns links:
Por fim, o link para download, sob licença GPL. Meu código foi inspirado no plugin IMStatus do Exaile. Para usar, você deve descompactar o conteúdo do arquivo na pasta "~./.gnome2/rhythmbox/plugins/imstatus/" e depois ativar em seu RhythmBox (testei na versão 0.11.2). Se tiver alguma sugestão ou crítica ou quiser reportar algum erro ou tiver alguma dúvida, deixe seu comentário :)