quinta-feira, 30 de abril de 2009

Catequese

Nenhum comentário:
Este semestre estou cursando duas disciplinas na pós-graduação; uma delas é Programação Paralela e Distribuída. A disciplina trata de modelos e padrões usados em Computação Paralela e Distribuída, além de questões de desempenho. A mim interessa mais Computação Distribuída, já que mais a ver com meu Mestrado.

Os exercícios dessa matéria devem ser feitos na plataforma GNU/Linux. Um de meus colegas de sala, que tinha quase nenhum contato com GNU/Linux, deu uma "pescoçada" no meu Ubuntu e achou bonito. Estranhei, mas expliquei para ele como tinha feito as modificações e de onde vinham os efeitos 3D do meu GNOME.

Captura de tela do meu ambiente GNOME
Duas semanas depois, o mesmo colega me contou que aposentou o Windows! Ele ficou impressionado com a estabilidade e o desempenho do sistema. Também, comparando com o Vista é até covardia... hehehe. E ele nem estava usando o Ubuntu Jaunty, mas depois de eu ter mencionado o boot em 20s e outras coisas, ele prometeu fazer a atualização. Como ele me falou depois, fui praticamente o guia para meu colega vir para o "mundo Ubuntu". Bacana, né?

sábado, 25 de abril de 2009

Ubuntu Jaunty: impressões

Nenhum comentário:
Essa semana fui obrigado a atualizar meu Ubuntu (do 8.10 para o 9.04) por conta de uma cagada que acho que fiz com o OpenOffice. Bem, baixei o CD e instalei via pendrive; o erro com o OpenOffice me levou a crer na formatação da partição "/" (root) como o mais seguro. A instalação não poderia ter sido mais simples: o novo instalador deu a opção de manter o Ubuntu 8.10 e o Windows, usando o espaço livre para instalar o Ubuntu Jaunty Jackalope. Como a rede sem fio foi detectada com facilidade, os pacotes de tradução foram baixados durante a instalação.

Depois de instalar e adicionar programas que uso com frequência, achei o desempenho do Compiz bem estranho. Os efeitos mais avançados, como o efeito de "queimar janelas" estava muito lento. Conversando com um colega de trabalho, confirmei a suspeita do driver de vídeo. A própria Canonical colocou isso nas notas de lançamento. Estou usando um HP Pavilion 2415us, com placa de vídeo Intel 945GM. Se você tiver o mesmo problema, tente instalar o driver de vídeo antigo. O desempenho ficou melhor que no Ubuntu 8.10! Dá pra acreditar?

No mais, está tudo muito interessante, começando pelo boot em aproximadamente 20s. O OpenOffice.org 3 também está funcionando perfeitamente dessa vez. As notificações do sistema estão bastante elegantes e a configuração de rede (via NetworkManager) está muito fácil e eficiente. Não precisei fazer configurações extras para as coisas funcionarem, fora a correção do vídeo (aliás, nem sei se conta essa, corrigi isso por querer usar os efeitos do Compiz). Interessante ver que o Ubuntu caminha para ser um sistema operacional eficaz para quem quer simplesmente instalar e sair usando. Um excelente sistema operacional, devo admitir!

sábado, 4 de abril de 2009

Mau humor

2 comentários:
Esta manhã estava de mau humor. Além disso, tinha sono e o metrô estava atrasado. Enfim, um verdadeiro "garoto enxaqueca", como diz a Nina.

Durante a viagem, fiquei ouvindo a conversa dos outros, claro; não havia nada melhor para fazer, afinal. Bem, três caras estavam falando sobre computadores, e fazendo recomendações sobre programas a instalar, configurações mais adequadas para comprar. A nuvem escura ainda pairava sobre minha cabeça, mas ainda assim, consegui dar uma risadinha. Um deles estava falando super bem do Windows Vista, com seus gráficos super legais e tudo mais. De repente, ele lançou duas pérolas:
  1. O Vista não deixa você instalar programas pirateados (!!!);
  2. O Vista Starter Editon é a melhor opção de compra.
O mau humor era tanto que consegui rir disso.