sábado, 29 de março de 2008

Andando em Sampa

Nenhum comentário:
Essa semana, o governo municipal interferiu na circulação de pessoas. O prefeito Kassab anunciou mudanças mais gerais (como proibição para estacionar em certas ruas, intervenção em corredores de ônibus e outras) e uma mudança mais específica que passa quase despercebida. Essa última tem a ver com o Bilhete Único [1]. Antes, um bilhete podia ser validado, ou seja, se não houvesse crédito equivalente a uma tarifa, o pagamento em dinheiro permitia o uso do cartão em outras 3 viagens. A partir de hoje, a validação não poderá ser mais feita. Claro que isso não foi amplamente divulgado, pois em ano de eleição municipal, qualquer medida anti-popular não pega bem... sabe como é, né?

A alegação é que existem muitas pessoas fraudando o sistema, o que já teria causado um rombo considerável nas contas. O procedimento da fraude é o seguinte: alguém com o bilhete validado "vende" a passagem por um preço menor, o comprador passa com o bilhete e o devolve pela janela. Simples, né? Eu ando bastante de ônibus pela cidade e vi isso acontecer poucas vezes, por isso, duvido da veracidade do levantamento da Prefeitura. Ok, não vi o levantamento para questionar, mas esse não é realmente o ponto.

Vamos admitir que esteja tudo bem fundamentado: como essa proibição resolve isso? O que o "meliante" vai fazer a partir de hoje é andar com o bilhete carregado, e vai voltar tudo ao estado inicial. Claro, o sujeito corre o risco de ser passado para trás, se o passageiro não devolver o bilhete. Mas vale a pena tirar o benefício anterior por isso?

¬¬

[1] - O Bilhete Único é um cartão eletrônico que permite ao usuário pegar até 4 ônibus em 2 horas pagando uma tarifa (R$2,30). Pagando um valor adicional (R$1,35), é possível substituir uma passagem de ônibus por uma passagem de metrô.

domingo, 16 de março de 2008

Pós Febrace

Nenhum comentário:
Depois de acabada a Febrace, volto para casa. Acho que a semana da Febrace deve ser a única no ano que fico completamente longe de computadores. Só para dar uma idéia, a última vez que olhei minhas mensagens foi na segunda-feira (10/3).

A Febrace é uma feira de Ciências e Engenharia na qual estudantes (do último ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio) do Brasil inteiro apresentam seus projetos e estudos. Eles são avaliados por especialistas na área do projeto (geralmente mestres ou doutores professores de universidades). Há diversos prêmios na feira, entre eles a escolha de projetos para uma feira internacional, a ISEF. O trabalho é árduo, mas é bem legal ver o resultado. Na verdade, a Febrace (bem como outras feiras de Ciências) traz(em) à tona o prazer de buscar o conhecimento, que é justamente o princípio das Ciências, querer saber mais ;)

domingo, 2 de março de 2008

Livro novo

Um comentário:
Comprei um livro de Mitologia na sexta passada. Não uma mitologia comum, como a grega, mas sim a Mitologia negra. Não sei se o termo é o melhor para designar as histórias, pois a palavra "negro" em si não representa as etnias africanas bem: é a uniformização de algo nada uniforme.

Bem, o fato é que comprei o livro "Mitologia dos Orixás", de Reginaldo Prandi. O que conheço sobre o tema é pouco, apenas algumas histórias que minha mãe contava quando era pequeno. Em breve, saberei mais.

Sobre engenheiros

Nenhum comentário:
Vi um vídeo bem bacana sobre seres da minha espécie (homo engenheirus, conhece?). Ensina a reconhecer já na infância. Confira.



E dá-lhe Dilbert!