domingo, 25 de novembro de 2007

Escolaridade

Um comentário:
Ontem, assistindo a uma reportagem na Record News, fiquei espantado. Um pesquisador da Universidade Federal Fluminense lançou um livro sobre "o que pensa o brasileiro" ou algo parecido. Enfim, o que me chamou a atenção foi uma estatística. Numa pergunta feita a mais de 2500 pessoas, percentuais simplesmente espantosos. Como não tenho as referências exatas, vou fazer uso da "licença poética" caso eu erre :)

Vamos là:

"Um funcionário público, que ajudou uma empresa a vencer uma licitação, recebe dinheiro dessa empresa. Para você, isso é:
a) favor;
b) jeitinho;
c) corrupção."


Evidentemente, não lembro os percentuais exatos, mas foi algo como:
- entre entrevistados sem ensino fundamental completo, a maioria das respostas foi "favor" (algo em torno de 60%, eu acho);
- entre entrevistados com ensino superior completo, a maioria das respostas foi "corrupção" (superior a 70%).

De repente, a escolaridade pode ser o caminho mais curto rumo ao espírito crítico, mas com ressalvas.

Obs.: inspirado pela postagem de minha amiga gaúcha Nina, "Mais do mesmo".

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Profa. Roseli no Programa do Jô

2 comentários:
Consegui o link para o vídeo da entrevista, você pode assistir aqui.

Ultimamente, tenho achado o programa do Jô meio "circense", mas a entrevista da Roseli ficou bem bacana. O Jô acabou falando umas pequenas bobagens, como "essas coisas já são feitas para macaco operar" e "Linux é muito difícil". Explico.

Na primeira frase, ele falava da evolução dos computadores rumo à facilidade de uso, quer dizer, ninguém precisa ser especialista para operar um computador. Para mim, o problema foi como ele colocou a frase, já que ficou a impressão de que não é preciso/possível pensar diante de um computador. A proposta do XO vai justamente na contramão disso: é uma ferramenta para "ampliar o repertório", como bem colocou a Roseli.

Na segunda frase, minha crítica é justamente com relação ao "vício" em plataformas Windows. Às vezes as pessoas não entendem que estão tão acostumados a uma maneira de fazer as coisas que ao saírem ligeiramente, já se perdem (digo isso porque o Linux nem chega a mudar o paradigma de interface Desktop). Mas tudo bem, essa questão é mais complexa.

No mais, assista e comente.

### ATUALIZAÇÃO ###

Um comentário muitíssimo interessante que eu esqueci de fazer foi justamente sobre a tecnofagia. Esse neologismo serve para designar a apropriação da tecnologia e a imersão tecnológica no cotidiano humano. Tudo a ver com Meios Eletrônicos Interativos, justamente a área de concentração de nosso grupo de pesquisa ;)

Ainda vou comentar mais sobre tecnofagia, aguardem.

Programa do Jô

Nenhum comentário:
Na segunda-feira (19/11), minha orientadora foi ao Programa do Jô dar uma entrevista sobre os experimentos com o XO do projeto UCA. A entrevista vai ao ar daqui a pouco, por isso não vou fazer muitos comentários agora. Estava na platéia e não quero perder minha aparição na telinha :)

Depois eu ponho o link do vídeo.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Beleza tensa

Nenhum comentário:
Depois de fazer a prova de mestrado hoje, volto a publicar. Aliás achei a prova bastante interessante. A primeira questão estava bonita. Não é masoquismo, pode acreditar.

A questão pedia para relacionar as novas arquiteturas de processador multi-núcleo (dual core da vida) às restrições de freqüência, potência e memória. É algo que eu chamo de "questão completa". Na verdade, é o estilo de pergunta que me agrada. Dissertar sobre o motivo da tecnologia ter sido levada para um rumo é muito interessante. Acho que me interessaria por isso mesmo se não fosse engenheiro... hehehe

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Consciente e Negro

2 comentários:
Não podia deixar passar em branco o dia da Consciência Negra, que há poucos anos é feriado.

Depois que passou a ser feriado, notei as pessoas se perguntarem o motivo. Interessante, não? Isso dá destaque à causa. Por isso, acho o dia é boa data para fazer uma reflexão sobre a condição de nós negros no país.

Ainda hoje, ouvi o MV Bill dizer algo muito interessante. A miscigenação é fascinante no Brasil. Digo isso no sentido positivo: nossa facilidade de mistura é legal mesmo. Entretanto, isso tudo acaba quando a questão passa para a ocupação de cargos de decisão. Desafio: diga em 20s o nome de (apenas) três políticos negros de destaque. Não conseguiu? Hum... As Nações Unidas definem democracia racial como a ocupação proporcional à população no recorte étnico-racial; nosso mito de democracia racial passa bem longe disso.

Para finalizar, fico com um trecho de Palmares 1999, do Natiruts:

"A cultura e o folclore são meus
Mas os livros foi você quem escreveu
Quem garante que palmares se entregou
Quem garante que Zumbi você matou
Perseguidos sem direitos nem escolas
Como podiam registrar as suas glórias
Nossa memória foi contada por vocês
E é julgada verdadeira como a própria lei
Por isso temos registrados em toda história
Uma mísera parte de nossas vitórias
É por isso que não temos sopa na colher
E sim anjinhos pra dizer que o lado mal é o candomblé"

O que será este espaço

Nenhum comentário:
Olá,

Há tempos discuto no trabalho e entre amigos a importância das ferramentas de expressão. Apesar de ter escrito para o Jornal estudantil do Grêmio por algum tempo, nunca tinha usado uma ferramenta de expressão nos moldes que discuto. Talvez eu fale mais sobre minha visão delas no futuro; por enquanto, digo apenas que este é um espaço para eu expor algumas idéias e evidenciar coisas relevantes para mim. Não, não tenho a pretensão de ser original :)

Por isso, deverão aparecer por aqui comentários sobre livros, software livre, tecnologia na educação, Engenharia, inovação e outras coisas não-previstas nesse momento.

Até a próxima.